Nesse post falaremos sobre as cores e também sobre Alimentos e Seus Benefícios para nossa saúde!

Cores de Alimentos e Seus Benefícios

Cores de Alimentos e Seus Benefícios

Alimentos Roxos

A antocianina é o pigmento faz com o alimento tenha essa cor. Ela combate os radicais livres e, por isso, inibi o envelhecimento celular e previne o desenvolvimento de diversas doenças. Alguns exemplos são:

  • Berinjela: ajuda no emagrecimento porque contém saponina, que age na quebrar das moléculas de gordura e impede sua absorção pelo corpo. Outro benefício é a produção de energia, ela ajuda a dar disposição, quando entra em contato com a vitamina B1.
  • Jabuticaba: muita gente pensa que só a polpa é rica em nutrientes, mas a casca também está cheia de fibras e vitaminas, principalmente a C e do complexo B, além de minerais e compostos fenólicos importantes.

Alimentos vermelhos

Os alimentos das cores vermelhas são ricos em licopenos , substância que atua como antioxidante e é responsável pela cor avermelhada de alimentos como morango, caqui, maçã, tomate, pimenta, framboesa, entre outros

  • Morango: a fruta é fonte de ácido elágico, uma das substâncias responsáveis pela cor avermelhada do morango, que tem ação antioxidante e auxilia na diminuição da ocorrência de tumores no aparelho digestório. Outro componente são as antocianinas, que auxiliam na diminuição dos riscos de desenvolvimento de certos tipos de câncer e protege contra doenças cardiovasculares.
  • Maçã: a principal substância encontrada na maçã é a pectina, fibra solúvel que auxilia na diminuição dos níveis de colesterol, (consequentemente diminui também os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares) e no bom funcionamento intestinal. Também se encontra na fruta ácido málico, que contribui para absorção de vitamina C e estimulante das funções cerebrais.
  • Caqui: devido ao seu alto teor de fibras, o caqui auxilia no bom funcionamento intestinal. Fonte de fósforo, cálcio e sódio, além de betacaroteno (provitamina A) que tem ação antioxidante.

Alimentos verdes

Ricos em cálcio, magnésio, zinco, potássio, ferro, vitaminas A, C, E e K, entre outros tantos nutrientes que trazem diversos benefícios para a saúde

  • Espinafre: fonte de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, K e do complexo B, as folhas agem na redução da pressão arterial, ajuda na proteção da saúde dos olhos, reforça a imunidade e contribui para o bem estar do sistema nervoso.
  • Couve: aumenta o sistema imunológico e é uma grande aliada por conter vitamina C, poderoso antioxidante. Age contra os radicais livres, é fonte de vitamina K, tornando-se anti-inflamatória e uma aliada contra o câncer. A folha também pode ajudar a reduzir o colesterol devido ao seu elevado teor de fibras. Além disso, a couve age na desintoxicação do corpo, por conter enxofre em sua composição.
  • Brócolis: possui propriedades que ajudam a queimar gorduras prejudiciais. Por ser rico em fibras, tem o poder de saciar a fome e ajuda no emagrecimento. Além disso, contribui para a prevenção de doenças cardíacas, nos ossos e sanguíneas. É muito recomendado para o consumo por grávidas, por conta de seu alto índice de ácido fólico, essencial para o feto.
  • Chá verde: estudos têm encontrado uma associação entre consumir chá verde e uma redução no risco de alguns cânceres, inclusive de pele, mama, pulmão, cólon, esôfago e bexiga. Ele ainda ajuda na digestão e aceleração do metabolismo, o que gera uma maior queima de calorias.

Alimentos laranjas

Os alimentos alaranjados são ricos em alfa e betacaroteno protegendo assim a saúde da pele, olhos e coração. Esses caratenóides têm ação antioxidante, fortalecendo  o sistema imunológico. São excelentes para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados.

O betacaroteno é trasnformado em vitamina A sempre que o organismo necessita desse nutriente, essencial para aumentar a imunidade, melhorar a elasticidade da pele, dar brilho aos cabelos, proteger a saúde dos olhos e promover o desenvolvimento saudável dos bebês durante a gestação. Já o alfacaroteno exerce praticamente as mesmas funções benéficas do betacaroteno, com a diferença de que sua ação é menos potencializada.

  • Mamão: contem uma quantidade muito boa de betacaroteno e papaína, que juntos ajudam no bom funcionamento do intestino e a digestão
  • Tangerina: tem vitamina C, também apresenta potássio, que ajuda a regular a pressão arterial e o fósforo, um mineral que ajuda a combater a fadiga.
  • Manga: apesar da cor de sua casca, a sua polpa indica a cor que contem o betacaroteno. É uma das frutas que contem a melhor fonte de vitamina E, que auxilia na proteção do coração, atua contra o envelhecimento por ser um antioxidante.

Contrate agora mesmo um plano de saúde em Bauru e cuide melhor da sua saúde!

Cores de Alimentos e Seus Benefícios