Quem nunca teve aquele incomodo causado por uma coceira na garganta, não é mesmo? Nesse post falaremos sobre esse problema, suas causas e qual o tratamento.
Tudo sobre a Coceira na Garganta
O que é?
É um incomodo na garganta que faz com que o individuo sinta uma coceira e tem várias causas, sendo a principal e mais comum, as doenças alérgicas e questões do ambiente, como o clima seco e ambientes com ar-condicionado. A coceira também pode ser causada por doenças em outros locais do corpo e que se manifestam na garganta, como o refluxo gastro-esofágico, e certos medicamentos e alimentos, em especial quando causam ressecamento da garganta.
Causas
As doenças alérgicas que causam a coceira na garganta são a rinite a asma.
- Rinite: apresenta sintomas como a sensação de nariz entupido, coceira no nariz e na garganta, coriza e tosse seca. Também podem coçar os olhos (chamado de conjuntivite alérgica), os ouvidos e a pele.
- Asma: apresenta os mesmos sintomas da rinite alérgica acompanhados de um quadro que atrapalha mais suas atividades pois sente falta de ar, chiado no peito e cansaço fácil.
O ambiente que um individuo frequenta também pode desencadear a coceira na garganta e outros sintomas respiratórios como a tosse, e também agrava quadros alérgicos nas pessoas predispostas a alergias.
Em geral, dois fatores são implicados: a umidade relativa do ar e o nível de poluição.
O ar condicionado também é um agravante, pois o ar condicionado retira ainda mais umidade do ar, e por conta do filtro do ar, que necessita de trocas regulares.
O refluxo gastro-esofágico é o refluxo de conteúdo gástrico, como ácidos produzidos no estômago, para a parte mais alta do esôfago e, em algumas pessoas, até a garganta (faringe). Quando este conteúdo chega na garganta, causa uma inflamação e inchaço nos tecidos da garganta, dando uma sensação de irritação que pode se manifestar com coceira e sensação de algo entalado na garganta.
A sensação de coceira também pode ser causada por substâncias que levam ao ressecamento da garganta.
Alguns tipos de medicamentos tem efeitos colaterais de redução da produção da saliva e são os mais implicados. A maioria faz parte do grupo de anti-hipertensivos e antidepressivos. Alimentos também podem levar a ressecamento da garganta, principalmente as bebidas alcoólicas.
Tratamento
O tratamento vai depender do fator que esta afetando a garganta e isso é o médico que avaliará, fará exames e achará o melhor tratamento, por isso nunca se medique sozinho.
Contrate um plano de saúde em Bauru e cuide melhor da sua saúde!