Um ataque cardíaco acontece quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. O infarto acontece quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria. Veja a seguir os Tipos de Infarto:
Classificação e Tipos de Infarto
Fatores de risco
- Idade: homens acima dos 45 anos e mulheres com 55 anos ou mais tem maior propensão ao infarto
- Tabagismo
- Hipertensão
- Colesterol elevado
- Diabetes
- Histórico familiar de infarto
- Sedentarismo
- Obesidade
- Estresse
- Alcoolismo
- Uso de drogas ilegais estimulantes, como cocaína.
Classificação e Tipos de Infarto
O infarto é classificado geralmente em dois tipos, que são:
- Infarto STEMI: significa que o paciente sofreu um infarto do miocárdio com elevação do segmento ST, ou seja, quando há um bloqueio completo da veia coronária;
- Infarto NSTEMI: esse tipo acontece quando o infarto do miocárdio não possui elevação do segmento ST, ou seja, o bloqueio da veia coronária foi de forma parcial.
Além desses, um documento de consenso (2007) classificou esse problema em outros 5 tipos principais:
Tipo 1:
Infarto espontâneo relacionado com a isquemia devido algum problema primário na veia coronária, como erosão e/ou ruptura da placa, fissura ou dissecação.
Tipo 2:
Infarto secundário à isquemia que se deve ao aumento da procura por oxigênio ou diminuição de sua oferta, que acontece em situações como:
- Espasmo da artéria coronária.
- Embolia coronária.
- Anemia.
- Arritmias.
- Hipertensão.
- Hipotensão.
Tipo 3
Morte do músculo cardíaco de forma inesperada, incluindo a parada cardíaca. Nesse tipo, os sintomas frequentes são sugestivos à isquemia miocárdica, acompanhados de nova elevação do ST, novo bloqueio do ramo esquerdo ou evidência de trombo fresco na artéria coronária.
Tipo 4
É associado à angioplastia coronária ou stent (tubo inserido em algum conduto do corpo para prevenir ou impedir que o fluxo sanguíneo seja impedida) e possui dois subtipos:
- Tipo 4a: infarto associado à intervenção coronária percutânea;
- Tipo 4b: infarto associado à trombose de stent.
Tipo 5
Infarto associado com a cirurgia de revascularização do miocárdio.
Para cuidar melhor da sua saúde e conseguir levar uma vida mais produtiva entre em contato com um de nossos corretores entenda como contratar um plano de saúde em Bauru.