O vitiligo é uma doença na qual a principal doença é a presença de manchas claras que aparecem sobre a pela da pessoa, isso é um distúrbio de pigmentação que pode acontecer por causa da diminuição ou ate mesmo a ausência da melanina, um pigmento que confirma a cor da pele de pessoa e também é produzida por células epidérmicas.

Quando as funções ou ate mesmo a estrutura destas células são afetadas, acabam surgindo essas lesões despigmentadas do vitiligo. A seguir, compreenda mais sobre essa doença.

Apesar dessa doença normalmente afetar todos os tons de pele, o vitiligo é mais fácil de notar em peles mais escuras. A circunstância não oferece riscos de se passar de pessoa pra pessoa e também não oferece riscos para a saúde da pessoa que adquiriu essa doença. Porem, essas manchas podem causar certo desconforto na auto-estima da pessoa.

Como posso descobri-la?

A descoberta dessa doença é feita por um especialista por meio de uma analise microscópica de tecidos epiteliais e pala consulta medica em si, pois o medico ira observar bem as manchas, observando também as informações clinicas do paciente. Os motivos dessa doença são desconhecidos, mais se acredita que o vitiligo seja uma doença auto-imune, no qual o próprio sistema imunológico do paciente ataca e destrói as células formadoras da melanina.

Como vencer isso?

Um das possibilidades de tratamento para essa doença para quem á tem é o uso de cremes, mais não qualquer tipo e sim os indicados pelo especialista que, em alguns organismos, tema função de paralisar a doença, melhorando também a aparência da pele da pessoa e, ate mesmo, pode vir a ajudar a trazer a cor original da pele.

Porem, a pessoa deve ter paciência, pois o progresso pode demorar algum tempo apara começar a aparecer. Duas opões são os cremes de vitaminas D. Também existe uma possibilidade de tratamento tópico de luz ou a laser. O medico vai saber quais as melhores opções apara o tratamento após as analises e exames feitos, dando assim inicio ao tratamento.

Vitiligo: O que é isso?