Fumar nunca vai nos trazer algum tipo de benefício, principalmente quando estamos falando da saúde, pelo fato de que o tabagismo pode levar uma pessoa ter alguns tipos de doenças. Nesse post falaremos exatamente sobre isso, as doenças que estão relacionadas ao ato de fumar excessivamente.

Doenças e Tabagismo

Doenças Relacionadas Ao Tabagismo

Há estudos que indicam que o tabagismo pode ocasionar em torno de 50 doenças diferentes, entre estas as doenças pulmonares, como bronquite e enfisema, como também as doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e AVC e alguns tipos de câncer. Tudo isso se deve ao fato de conter uma quantidade alta de substâncias químicas em sua composição.

Porém não são só as pessoas que fumam que são afetadas, as pessoas que estão em volta da pessoa fumante, acabam inalando a fumaça e podendo ter algumas doenças.

Algumas das doenças que podemos dar destaque são:

  • Bronquite e Enfisema Pulmonar: ambas são uma doença pulmonar obstrutiva crônica e podem surgir por conta da fumaça do cigarro, que ocasiona uma inflamação no tecido que reveste as nossas vias respiratórias, levando a lesões permanentes e que acabam reduzindo a capacidade do pulmão para efetuar as trocas gasosas de modo eficiente. A falta de ar, tosse crônica e casos de pneumonia frequentes, são apenas alguns sintomas.
  • Infarto e AVC: O tabagismo ocasiona inflamações na parede dos nossos vasos sanguíneos, consequentemente faz com que haja um aumento nas chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto, AVC, trombose e aneurismas. Quem fuma também tem mais chances de ter pressão alta, como também dores no peito, placas de gorduras nos vasos, e grande aumento no risco de doenças cardiovasculares.
  • Doenças Reumáticas: Quem fuma tem mais chances de ter as doenças reumáticas e auto-imunes, como espondilite anquilosante, artrite psoriática e lúpus. A dor, inchaço e vermelhidão nas articulações, sendo principalmente nas mãos, são só alguns dos sintomas.
  • Úlcera Gástrica: Quem fuma tem 4 vezes mais de chances de ter essa doença, mas não é só isso, a pessoa também pode desenvolver gastrite, refluxo e doença inflamatória intestinal, tudo isso pelo fato de ter um aumento das inflamações nas mucosas do estômago e do intestino.
  • Câncer de Pulmão: O que acontece é que quando as substâncias do cigarro entram em contato com os finos tecidos dos nossos pulmões que fazem as trocas respiratórias, existe o risco de surgir um câncer, devido às inflamações e disfunções induzidas por elas.
Doenças Relacionadas Ao Tabagismo